sábado, 26 de março de 2016

Fondue de chocolate proteico

Ingredientes

200g de barra de chocolate amargo (ou cacau 70%)
1 xícara de leite desnatado - pode trocar por leite de soja, de arroz ou amêndoas.
2 scoop de whey protein (chocolate), 
1 colher café de essência de baunilha, 
1 caixa de morangos, 
2 bananas prata, 
1 cacho de uvas vermelhas, 
4 rodelas de abacaxi fatiadas

Como fazer
Derreta a barra de chocolate amargo em banho-maria. Desligue o fogo. 
Bata o whey protein com o leite no liquidificador por 1 minuto e acrescente ao chocolate derretido. 
Mexa devagar até incorporar. 
Passe o chocolate derretido para uma cerâmica de fondue aquecida. 
Espete as frutas no palitinho para fondue e sirva.

Benefícios dos ingredientes
Chocolate Amargo -  Se diferencia do chocolate ao leite por possuir boa quantidade de flavonóides, o qual é considerado um antioxidante capaz de promover saúde ao coração e proteger os vasos sanguíneos. Estudos demonstraram que os antioxidantes presentes na massa do cacau ajudam a baixar a pressão arterial, e ainda fornecem sensação de bem estar.
É importante lembrar, que apesar do chocolate amargo trazer benefícios, ele é rico em calorias e apresenta quantidades significativas de gorduras saturadas. Portanto, o seu consumo deve ser moderado.
Consulte seu médico e/ou nutricionista para o caso de dieta restritiva de açúcar ou controle de glicose e triglicerídeos.
Whey Protein - A proteína do soro do leite, utilizada no fondue contribui para a  manutenção da massa muscular.
Leite - Presentes no leite estão vinte vitaminas consideradas essenciais ao nosso corpo, importantes para o bom funcionamento do metabolismo, como a vitamina A considerada fundamental para saúde da pele e cabelos, B1 e B2 nos fornecem energia, vitaminas E e D fortalecem os ossos e aumenta a  imunidade.
Banana - Além da presença do cálcio e potássio, a banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono sendo uma ótima pedida para se comer à noite. Ela é também indicada para o cardápio de uma dieta saudável pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces.
Uva vermelha - Rica em antioxidante (flavonóides), fibras (pectina), sais minerais(cálcio, lítio, fósforo, ferro e manganês), vitaminas A, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B4 (ácido pantatênico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e C . Previne as doenças do coração, o enrijecimento das artéria (arteriosclerose), baixa o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom colesterol (HDL).
Morango -  Controla o colesterol, reduz o inchaço, equilibrando o nível de sódio que retém líquidos, combate à gordura, graças à vitamina C, que previne a obesidade e auxilia na formação de colágeno, dando firmeza à pele.  Além de prevenir o câncer, pois contém ácido elágico, substância que trabalha para impedir a formação de tumores no aparelho digestivo.
Abacaxi - Auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina além de regula a atividade muscular do coração e ser um excelente diurético.

Decore o ambiente com algumas velas aromáticas, música, separe um bom vinho tinto (também rico em flavonóides) e sirva o fondue!

Fonte:
http://nasondasdaboaforma.com.br/2013/11/17/fondue-de-chocolate-proteico/

sábado, 19 de março de 2016

Bolinho proteico de caneca

Ingredientes
1 ovo;
1 colher de sopa de óleo de coco;
4 colheres de sopa de leite de soja;
1 colher de café de essência (coco ou baunilha);
1 colher de sopa de fibra de soja (zero carboidrato - Vitao / Yoki);
30 gramas de whey protein ou Carnivor (sabor chocolate);
1 colher de café de fermento Royal (opcional, pois se não usar fermento, fica mais "molhadinho");
1 colher de sopa de adoçante "fogo e fogão".

Como fazer
Bater com um garto os ingredientes líquidos na caneca e os "secos" misturar a parte. 
Feito isto, junte todos os ingredientes na caneca e deixe por cerca de 3 minutos no microondas!
Pronto! Caso deseje (e sua dieta permitir), pode acrescentar oleaginosas
trituradas ou coco ralado!

sábado, 12 de março de 2016

Ovo de Páscoa Proteico

Ingredientes (recheio)

1 xícara de chá e 1/4 de amendoim torrado sem pele e sem sal
2 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de whey protein sabor natural (ou proteína de arroz - opção sem leite e vegana)
1 colher de chá de açúcar demerara orgânico
Como fazer
No processador, bata o amendoim até formar uma pasta homogênea e mexa com uma colher de vez em quando, para que nenhum fique inteiro. 
Junte o óleo de coco, o whey protein (ou proteína de arroz) e o açúcar demerara orgânico. Processe tudo até obter um creme uniforme. 

Ingredientes (casca)
1 xícara e 1/4 de chocolate 70% cacau sem glúten e sem leite
Como fazer
Em uma panela, ferva uma quantidade pequena de água. 
Apague o fogo, encaixe o refratário na panela e derreta o chocolate em banho-maria, até atingir uma temperatura morna (45ºC). 
Em uma pedra de mármore limpa, despeje o chocolate derretido e, com duas espátulas, faça movimentos amplos e constantes (espalhando e recolhendo), até que a consistência esteja encorpada. 
Quando encorpar, faça o teste da temperatura, que deve ser fria (cerca de 31ºC). 
Volte tudo para o recipiente e mantenha-o derretido. Em seguida, coloque a mistura na forma de ovo de Páscoa, escorra o excesso e leve para a geladeira por aproximadamente 5 minutos ou até endurecer. 
Quando endurecer, faça mais uma camada de chocolate e leve para gelar novamente. Preencha os ovos com o recheio e cubra com quatro colheres de sopa do chocolate restante. Volte para a geladeira para firmar. 
Rendimento: 1 ovo com casca recheada de 250g

sábado, 5 de março de 2016

Chai e Masala Chai

Ingredientes
1 colher (sopa) de erva-doce
1 colher (sopa) de cardamomo
1 colher (sopa) de cravo
2 paus de canela
1 pedaço de 2cm de gengibre
½ colher (chá) de raspa de laranja
1 litro de água (se possível, misture com ashwaganda)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 sachês de chá preto
2 copos de leite de amêndoas - apenas se for fazer o masala chai ou chai latte

Como fazer
Coloque as especiarias com a água na panela e deixe ferver por 10 minutos.
Desligue o fogo e adicione o chá preto. Deixe amornar por 10 minutos.
Coloque em uma jarra e adicione o açúcar e o leite de amêndoa e misture.

Originalmente, o masala chai não era preparado com ingredientes fixos, uma vez que é comum as famílias na Índia prepararem este chá com misturas de especiarias diversas, no entanto, a preparação de qualquer chávena de masala chai tem obrigatoriamente de possuir 3 ingredientes básicos:
* Folhas de chá preto: na maioria das vezes, usa-se o chá preto forte (a sua concentração de cafeína é equivalente à do café), sendo que as suas folhas são fervidas até que todo o seu aroma seja libertado, mas de forma a não se sentir um sabor amargo.
* Açúcar: pode utilizar-se desde o simples açúcar branco, açúcar de coco, açúcar de palma, açúcar amarelo, adoçante ou mel.
* Especiarias: gengibre, canela, estrela-de-anis, cardamomo, pimenta preta, cravinho-da-Índia, noz-moscada, entre outros e dependendo dos gostos e tradições.

Chai vs Masala chai
“Chai” significa “chá”, contudo, é normal a referência ao chá indiano simplesmente como sendo “chai” em vez de “masala chai”. Porém, existem diferenças claras entre o chai e o masala chai: a versão “chai” é preparada sem leite e a versão “masala chai” é preparada com leite, sendo normalmente usado o leite gordo, uma vez que é mais saboroso. Em algumas versões do masala chai, utiliza-se leite condensado em vez de leite gordo.

Benefícios do masala chai
Para além de extremamente aromático e saboroso, este chá indiano traz ainda grandes benefícios para a saúde, nomeadamente no tratamento da pele e no auxílio da digestão, contendo ainda fortes propriedades antioxidantes. É muitas vezes aconselhado a pessoas que sofrem de hipertensão, gastrite, grávidas e, segundo os indianos, quando bebido diariamente, auxilia no aumento da boa disposição.
“O verdadeiro chai traz vitalidade e acelera as sinapses neurológicas. Ou seja, deixa a pessoa com os reflexos mais aguçados. Uma lenda diz que nos primeiros cinco minutos de infusão o chai libera os deuses. De­­pois disso, os demônios”, revela DeRose.