Ingredientes
1 colher (sopa) de erva-doce
1 colher (sopa) de cardamomo
1 colher (sopa) de cravo
2 paus de canela
1 pedaço de 2cm de gengibre
½ colher (chá) de raspa de laranja
1 litro de água (se possível, misture com ashwaganda)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 sachês de chá preto
2 copos de leite de amêndoas - apenas se for fazer o masala chai ou chai latte
Como fazer
Coloque as especiarias com a água na panela e deixe ferver por 10 minutos.
Desligue o fogo e adicione o chá preto. Deixe amornar por 10 minutos.
Coloque em uma jarra e adicione o açúcar e o leite de amêndoa e misture.
Originalmente, o masala chai não era preparado com ingredientes fixos, uma vez que é comum as famílias na Índia prepararem este chá com misturas de especiarias diversas, no entanto, a preparação de qualquer chávena de masala chai tem obrigatoriamente de possuir 3 ingredientes básicos:
* Folhas de chá preto: na maioria das vezes, usa-se o chá preto forte (a sua concentração de cafeína é equivalente à do café), sendo que as suas folhas são fervidas até que todo o seu aroma seja libertado, mas de forma a não se sentir um sabor amargo.
* Açúcar: pode utilizar-se desde o simples açúcar branco, açúcar de coco, açúcar de palma, açúcar amarelo, adoçante ou mel.
* Especiarias: gengibre, canela, estrela-de-anis, cardamomo, pimenta preta, cravinho-da-Índia, noz-moscada, entre outros e dependendo dos gostos e tradições.
Chai vs Masala chai
“Chai” significa “chá”, contudo, é normal a referência ao chá indiano simplesmente como sendo “chai” em vez de “masala chai”. Porém, existem diferenças claras entre o chai e o masala chai: a versão “chai” é preparada sem leite e a versão “masala chai” é preparada com leite, sendo normalmente usado o leite gordo, uma vez que é mais saboroso. Em algumas versões do masala chai, utiliza-se leite condensado em vez de leite gordo.
Benefícios do masala chai
Para além de extremamente aromático e saboroso, este chá indiano traz ainda grandes benefícios para a saúde, nomeadamente no tratamento da pele e no auxílio da digestão, contendo ainda fortes propriedades antioxidantes. É muitas vezes aconselhado a pessoas que sofrem de hipertensão, gastrite, grávidas e, segundo os indianos, quando bebido diariamente, auxilia no aumento da boa disposição.
“O verdadeiro chai traz vitalidade e acelera as sinapses neurológicas. Ou seja, deixa a pessoa com os reflexos mais aguçados. Uma lenda diz que nos primeiros cinco minutos de infusão o chai libera os deuses. Depois disso, os demônios”, revela DeRose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário