A manteiga ghee é uma manteiga clarificada que é usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor. Ela é feita a partir do leite de vaca, assim como o alimento tradicional, e passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos, eliminando inclusive traços de lactose e deixando apenas o óleo.
A versão muito mais saudável e sem lactose da manteiga, batizada de manteiga ghee, pode ser preparada em casa em passos supersimples de seguir. A transformação é feita com a própria manteiga tradicional e não leva muito tempo. Apostando nessa mudança, é possível consumir um alimento livre de do soro do leite e de outras impurezas presentes no produto que você encontra no mercado.
Ingrediente
1 pote de manteiga sem sal
Como fazer
Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter.
Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca.
Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma.
Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto.
Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro.
Está pronta para consumir!
Dicas
É essencial conservar a manteiga ghee em um vidro. Isso garante sua durabilidade.
Caso fique no refrigerador, tem validade de cerca de três dias (dependendo da quantidade).
Em temperatura ambiente, a validade cai pela metade.
Pode ser usada em pães e bolachas ou mesmo em receitas, assim como a tradicional.
Benefícios do Ghee
1. possui um alto ponto de fusão mais alto do que a manteiga normal, o azeite de oliva e o óleo de coco, tornando-se uma ótima opção para refogar ou fritar alimentos, diz a nutricionista Raman Khatar do Food For Thought em Vancouver.
2. é rico em butirato, um ácido graxo saturado de cadeia curta, ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.
3. pode diminuir a inflamação quando esfregado externamente sobre a pele (no reino da medicina natural, o ghee é usado para tratar queimaduras e inchaço na pele).
4. não precisa ser refrigerado (se for armazenado em um recipiente hermético pode durar até três meses).
5. é muito baixo em caseína - a principal proteína encontrada no leite - e tem quase zero ou o mínimo possível de lactose, o que faz com que seja bem tolerado por pessoas com intolerâncias à lactose", diz Khatar.
6. é rico em vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, Khatar acrescenta (uma colher de sopa de ghee pode fornecer cerca de 15 por cento das suas necessidades diárias de vitamina A).
7. tem um dos mais altos teores naturais de ácido linoleico conjugado (ALC) se preparado a partir de vacas alimentadas de capim. O ALC tem sido associado a estudos com animais para melhorar a resistência à insulina e, potencialmente, na luta contra o câncer. No entanto, ela acrescenta que uma pesquisa mais profunda deve ser feita para compreender a interação do ALC com os seres humanos.
8. mulheres na Índia também têm tradicionalmente usado o ghee como um hidratante facial para a pele seca. "Ele também é usado em seu couro cabeludo para combater a pele seca e aumentar o crescimento de cabelo forte e grosso", ela acrescenta.
Fonte:
http://www.bolsademulher.com/corpo/manteiga-ghee-como-fazer-versao-saudavel-e-sem-lactose-da-manteiga
http://www.brasilpost.com.br/2015/01/09/beneficios-do-ghee_n_6444360.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário